data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Rafael Fávero (Diário)
Chamas de incêndio na BR-158 chegam até a Faixa Nova de Camobi
A seca dos últimos cinco meses na região e o calor de mais de 30ºC deste sábado intensificaram a ocorrência de incêndios em vegetação na Região Central. Só neste sábado, mais de 10 focos foram registrados nas cidades de Santa Maria, Rosário do Sul, Agudo, Caçapava do Sul, Cruz Alta e São Sepé.
O incêndio mais grave ocorre em Agudo, onde as chamas iniciaram na quarta-feira e ainda não puderam ser controladas. A prefeitura estima que 150 hectares de vegetação em uma área de preservação permanente no Cerro da Igreja, na localidade de Crema, já tenham sido queimados (veja no vídeo). Além desse, outros dois incêndios menores acontecem na Linha Boêmia e no Cerro da Figueira no município.
Em Santa Maria, só no começo da tarde deste sábado, o Corpo de Bombeiros já atendeu a três incêndios, o maior deles na BR-158, no Bairro Cerrito. Por lá, foram necessários dois caminhões para combater as chamas. Outros dois incêndios aconteceram no Residencial Dom Ivo Lorscheiter e Loteamento Cipriano da Rocha. Nenhuma casa foi atingida e nenhuma pessoa ficou ferida nas ocorrências.
Só em São Sepé foram atendidas nove ocorrências desde sexta-feira. Em um dos casos, que aconteceu na madrugada deste sábado, o fogo teve início em um caminhão que trafegava pela BR-392. As chamas se propagaram pela mata nativa aos arredores da pista, e o incêndio só foi apagado no início da manhã.
*Colaborou Janaína Wille